Muitas coisas são como o pôr do sol, não enigmas a serem desvendados, mas experiências a serem contempladas.
- Marina Garcia Lorenzo Aguiar
- 20 de set.
- 1 min de leitura
Quando estamos com dificuldades, tendemos a interagir com nossa vida interna como se fosse um problema matemático a ser resolvido. No entanto, não é sempre útil tratar tudo na vida como se fosse um enigma a ser solucionado.
Muitas coisas na vida são mais como o pôr do sol. E não dá certo tratar o pôr do sol como um problema de matemática, não é? Imagine sua mente dizendo: “As nuvens poderiam estar mais à esquerda” ou “Esse tom de amarelo não está tão adequado como o amarelo que vi no filme, seria bom se fosse mais claro”.
O pôr do sol precisa simplesmente de presença e contemplação, assim como muitas coisas que você sente, elas precisam apenas que você presencie, sinta e note com curiosidade. E isso é parte do que se faz em psicoterapia, diminuir o ritmo, perceber o que realmente acontece em sua experiência, em vez de simplesmente seguir na vida com base no que sua mente te diz.
🌅 Já experimentou sentir e notar sua vida interna com curiosidade e presença?
Referência: Luoma, J., Hayes, S. C., & Walser, R. (2022). Aprendendo ACT: manual de habilidades da terapia de aceitação e compromisso para terapeutas (2a edição). Sinopsys Editora.



Comentários